sábado, 28 de agosto de 2010

JORNALÕES MUDAM DE SUPORTE

Mais um jornal, agora o USA Today, entra na era da internet em detrimento do papel, uma transformação inevitável para os próximos anos. Cada vez mais as pessoas acompanham o jornalismo através das novas mídias, o que revoluciona as empresas de comunicação, de olho na audiência e rendimentos publicitários.

Texto publicado pelo Jornal Folha de S. Paulo, sábado, dia 28 de agosto de 2010.

"USA Today", 2º maior jornal dos EUA, prepara reforma radical
Publicação vai aumentar ênfase na criação de conteúdo para aparelhos móveis, como iPad
Publisher afirma que empresa evolui de companhia jornalística para uma de mídia multiplataforma
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O "USA Today", o segundo jornal de maior circulação dos Estados Unidos, vai fazer uma reformulação "radical", dando ênfase à criação de conteúdo para internet, celular e tablet.
Em apresentação para os funcionários anteontem, a publicação afirmou que vai "focar menos no jornal impresso e mais na produção de conteúdo para todas plataformas: internet, telefone celular, iPad e outros formatos digitais".
Uma das mudanças é que não haverá mais um editor exclusivo responsável pelas seções Notícias, Esportes, Dinheiro e Vida. A Redação será dividida em grupos de "anéis de conteúdo" -cada um deles será chefiado por um editor que será anunciado até o fim deste ano.
"Nós temos que ir aonde a audiência está", disse o editor do jornal, John Hillkirk.
"Se as pessoas estão usando o iPad feito loucas, ou o iPhone, ou outros aparelhos móveis, temos que estar lá com o conteúdo que elas querem, quando querem."
O "USA Today" também prepara corte de funcionários, com a demissão de 130 de seus 1.500 funcionários. A direção do jornal não divulgou o número de cortes por área, mas eles afetarão o setor comercial e a Redação.
"Isso é bastante radical", afirmou o publisher do "USA Today", Dave Hunke, sobre as alterações. "Elas nos deixam prontos para os nossos próximos 25 anos."
De acordo com ele, a reestruturação reflete a evolução do "USA Today" de uma companhia jornalística para uma empresa de mídia multiplataforma".
As mudanças no jornal são reflexo da queda da sua circulação e da receita com publicidade -que sofrem os efeitos da crise norte-americana. A circulação da publicação, que era de 2,3 milhões de exemplares diários em 2007 (quando era o maior dos EUA), caiu para 1,83 milhão no período de seis meses encerrado em março.
Grande parte da queda se deve ao recuo nas vendas em parceria com redes de hotéis, que respondem por mais da metade da sua circulação.
O posto de maior jornal dos EUA pertence agora ao "Wall Street Journal", o único dos grandes que conseguiu aumentar a sua circulação, para 2,09 milhões de exemplares diários.

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E não é só circulação do "USA Today" que vem caindo. A receita com publicidade também. O faturamento com anúncios ficou 29% menor em 2009 e continuou a se retrair neste ano: no segundo trimestre, o número de páginas com anúncio recuou 3,7%, após cair 11% nos três meses anteriores.
Para ter uma ideia, o jornal vendeu 580 páginas com publicidade entre abril e junho, quase metade menos do que no mesmo período de 2006, quando a economia dos Estados Unidos ainda não tinha entrado em crise.

Um comentário:

  1. essa é a tendência. Quem não se atualizar vai ficar pra traz. Na medida que as ferramentas de comunicação se diversificam, os comunicadores devem se diversificar também.

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